segunda-feira, 18 de julho de 2011

As cores da sustentabilidade

Ao fazer um comentário sobre a rio+20, o senador Cristovam Buarque afirmou que a chamada "economia verde" é necessária, mas não suficiente. Para ele, a economia do futuro deve ter as cores do arco-íris: verde, do equilíbrio ecológico; vermelha, de atender os mais pobres; amarela, da inovação; azul, do bem-estar; e branca, da paz.

Na opinião do senador, não basta ter uma economia que proteja o meio ambiente. É preciso uma economia que erradique a pobreza, que reduza a concentração de renda. Cristovam definiu a atual economia de marrom, porque "depreda, desemprega e endivida as pessoas".

E tem razão o senador: a sustentabilidade, hoje tão apregoada pelo mundo empresarial, não deve focar somente o meio ambiente, como muito pensam. A sustentabilidade está relacionada primeiro aos modos de vida de cada um. Se individualmente não fizermos por onde diminuir o consumo dos recursos naturais, discursos e mais discursos de nada valerão. A proteção do meio ambiente é dever de todos.

Ha que se entender que economia verde não que dizer somente preservar a natureza. É certo que a preservação é necessária à nossa qualidade de vida. Mas essa qualidade depende também da garantia de alimentação para todos, de uma boa educação, acesso digno aos serviços de saúde, da segurança e da paz.

Portanto, para se falar em sustentabilidade, em economia verde e vários outros termos que vemos hoje nos comerciais de grandes empresas, é preciso falar também em igualdade e justiça social, em distribuição de renda para todas as pessoas.

Para deixar bem claro. Economia verde, ou sustentabilidade, significa proporcionar qualidade de vida por meio do usufruto de serviços e produtos sem ter que pra isso destruir a natureza, mas retirando dela somente o necessário dando chance dela se recuperar.

4 comentários:

Lucélia Muniz França disse...

Ou todas as esferas sociais andam juntas ou nunca acontecerá benefícios que se estendam a tod@s!!! http://www.luceliamuniz.blogspot.com/
Grande Abraço!!!
Uma semana abençoada!!!

David J. Pereira disse...

Boas!

Devo dizer que gosto imenso deste blogue!

Podem adicionar os meus aos vossos links? Eu prometo que retribuo :p

http://davidjosepereira.blogspot.com/

Saudosos cumprimentos!

HepatitesMS disse...

Olá equipe do blog Meu Ceará.

A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
Ministério da Saúde.
comunicacao@saude.gov.br
hepatitesms@gmail.com

Paulo Romero. Abelhas Nativas disse...

Amigos...

Parabéns pelo blog!!Realmente,o nosso país deve ter uma preocupação à mais com a sustentabilidade,pois estamos devastando as nossas matas e poluindo nossos rios de uma forma muito violenta,e se continuar-mos nesse ritmo,em um futuro bem próximo,não haverá mais o que salvar!!!

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados