terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Medicina, a máquina de fazer votos

De todas as profissões, a que mais combina com política é sem dúvida a medicina. Na atual composição da Assembleia Legislativa do Ceará são 11 médicos. Representam 24% da bancada. A proximidade com a população, além do sentimento de dívida que as pessoas sentem quando ajudadas por estes profissionais, explicam as afinidades entre medicina e política.

Antonio Granja, Carlomano Marques, José Sarto, Fernando Hugo, Heitor Ferrer, Hermínio Rezende, Leonardo Pinheiro, Lucílvio Girão, Lula Moraes, Roberto Cláudio e Wellington Landim são nossos médicos deputados. Eles mais do que ninguém têm a responsabilidade de encontrar soluções para o nosso deficitário sistema de saúde pública no Ceará.

Empresários estão em segundo lugar entre os profissionais na Assembleia cearense. O site da Casa exibe a profissão nos perfis de José Albuquerque, João Jaime, Osmar Baquit, Rogério Aguiar, Sineval Roque, Teo Menezes. Além destes, Roberto Mesquita e Idemar Citó não divulgaram suas profissões de empresários na página web da AL. No total, oito representantes. As boas condições financeiras explicam a ascensão dos empresários na política.

Uma bancada que diminuiu significativamente foi a dos radialistas, representada atualmente por Ely Aguiar, Ferreira Aragão, Moésio Loiola e Ronaldo Martins. Na legislatura passada compunha este grupo Gomes Farias, Edson Silva e Artur Bruno. O rádio é historicamente é outra máquina de fazer votos.

Augustinho Moreira, Ferreira Aragão, Ivo Gomes e Vanderley Pedrosa representam a classe dos advogados. Engenheiros, professores, economistas, contadores, agropecuaristas, comerciantes, geólogos, psicólogos e administradores estão também representados na atual legislatura.

Os Apegados

O ex-prefeito de Acaraú, Manoel Duca, ao que parece ainda não se desapegou da prefeitura. No site da Assembleia declarou que sua profissão é "prefeito". Situação parecida é a de Tin Gomes. Assim declarou sua profissão: "Vereador de Fortaleza, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza , Vice-prefeito de Fortaleza".

Atenção Deputados

Evidentemente quando este blog fala em representação das profissões não exclui os demais cearenses. É dever de vossas excelências trabalharem por cada um dos cearenses, que confiaram aos senhores representá-los.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados