quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A necessidade da boa educação infantil

Tenho observado com tristeza o descaso que muitos gestores têm feito com a educação infantil. É muito comum, pelo menos no meu município (Quiterianópolis/CE), a lotação de professores inexperientes em salas das séries iniciais. Sempre pensei que estas séries são exatamente as que demandam mais atenção, por ser a partir de uma boa base nessa fase que os alunos vão desenvolver suas capacidades.

Na escola que trabalho desde o início de minha carreira, sempre foi "normal" vários alunos chegarem à quinta série sem saber ler ou conhecendo as quatro operações básicas da matemática. Muitas vezes nós professores fomos orientados a aprovar estudantes nessa situação, por motivos que até hoje não entendi.

Não podemos ter em uma boa educação se não tivermos uma base bem feita nos primeiros anos. Esta realidade aos poucos vem mudando, e tomara que em bem pouco tempo deixe de existir. Quiçá que pelo bom censo dos gestores, e principalmente, graças a qualidade do ensino, com a valorização e adequação dos profissionais, espaços e materiais de ensino.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados