terça-feira, 11 de maio de 2010

Remédio contra HIV volta a ser distribuído no Ceará

O medicamento Abacavir, utilizado no tratamento de portadores do vírus HIV, voltou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde. Ele estava em falta desde dezembro de 2009, mas agora já está disponível desde sexta-feira (7). O Ceará, ao lado de Rio de Janeiro e Distrito Federal, foi um dos primeiros estados a receber novamente o remédio, que também voltou a ser distribuído em Tocantins.

Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro ainda não receberam o medicamento. A assessoria de imprensa do ministério informou que o remédio importado chegou ao País em 27 de abril. A distribuição só teve início na semana passada porque sua liberação depende de inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e fiscalização da Receita Federal.

A falta do Abacavir, que prejudicou cerca de 3700 pacientes, foi motivo de protestos em Fortaleza e em outras cinco capitais, em abril. À época, a explicação do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais, a falta aconteceu por uma dificuldade do governo na aquisição do remédio.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados