sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pesquisa aponta vitória de candidato do PV à Presidência da Colômbia

Bom preságio para os Verdes brasileiros!!!

Os candidatos à presidência da Colômbia Antanas Mockus, do Partido Verde, e Juan Manuel Santos, do governista Partido Social da Unidade Nacional (conhecido como Partido de la U), estão tecnicamente empatados nas pesquisas de intenção de votos.

De acordo com o Centro Nacional de Consultoria da Colômbia, caso o primeiro turno das eleições gerais, marcado para o próximo dia 30 de maio, fosse realizado hoje, Santos obteria 35% da preferência do eleitorado, enquanto Mockus, 34%.

Em seguida, apareceriam a ex-chanceler Noemi Sanín (12%), do Partido Conservador (PCC), Rafael Pardo (5%), do Partido Liberal, Gustavo Petro (5%), do Polo Democrático Alternativo (PDA), e Germán Vargas Lleras (4%), da Mudança Radical.

Mas a instituição também afirmou que, caso haja um segundo turno entre Mockus, do PV, e Santos, candidato governista, o primeiro venceria o pleito com 50% dos votos, contra 44%. Esta foi a primeira pesquisa que apontou uma derrota do candidato do governo.

Nesta quinta-feira (22) um estudo da Universidade de Medellín já havia indicado que o ex-prefeito de Bogotá se consolidara na segunda posição da corrida eleitoral, se aproximando cada vez mais do ex-ministro da Defesa da Colômbia. Neste estudo, Mockus chegou a 27,1% das intenções de voto e Santos permaneceu com 34,4%.

Para os analistas, o crescimento do candidato do Partido Verde deixa evidente a eficácia do uso de redes sociais e da internet na campanha eleitoral, já que, há dois meses, quando Mockus se lançou à corrida presidencial, aparecia com 5% do apoio da população habilitada a votar.

www.ansa.it

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados