sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lançamento de livro sobre rendas e fiados do NE

O livro "Rendas e Fiados do Nordeste Brasileiro (1760-1761)", editado e organizado pelos professores José Paulo Monteiro Soares e Cristina Ferrão, será lançado e debatido no programa Literato, a ser realizado no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, na próxima terça-feira (20) às 19 horas. Com entrada franca, o debate terá como figuras centrais os dois organizadores do livro, e mediação da professora da Universidade Estadual do Ceará, Sarah Diva Ipiranga.

Publicação em versão fac-similada do Códice de Rendas, atualmente depositado no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), em Lisboa, Portugal, a obra contém a transcrição dos originais que documentam a prática introduzida pelas ordens religiosas, sobretudo pelos jesuítas no século XVIII, do ensino e da manufatura das rendas e fiados aos moços e moças, nas escolas das vilas de índios da Capitania de Pernambuco e suas anexas (Ceará e Rio Grande do Norte).

Trata-se de uma referência histórica que fomenta outras investigações sobre o importante trabalho das rendeiras nordestinas, possibilitando assim um grande resgate e maior difusão desta arte-produção. O livro tem prefácio assinado pelo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, prólogo escrito pela coordenadora técnica da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Esther Caldas Bertoletti e introdução redigida por Ana Cannas, do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU).

O evento acontece Centro Cultural BNB na rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Informações pelo telefone (85) 3464.3108).

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados