terça-feira, 10 de novembro de 2009

Enade: Avaliação?

Muito me surpreendeu na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizada neste domingo (8), algumas questões com referências claras ao governo Lula.

Por exemplo, na questão 19 da prova para estudantes de comunicação social, o exame perguntava se "Quando o presidente Luís (sic) Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas, no Brasil, seria uma "marolinha", vários veículos da mídia criticaram a fala presidencial. Agora é a imprensa internancional que lembra e confirma a previsão de Lula. Considerando a realidade atual da economia, no exterior e no Brasil, é correto afirmar que houve, por parte dos críticos,

A) atitude preconceituosa
B) irresponsabilidade
C) livre exercício da crítica
D) manipulação política da mídia
E) prejulgamento.

Em outors trechos da prova as referências ao governo se repetiram.

Fiquei impressionado com a elaboração da prova, destinada a avaliar o desempenho de estudantes universitários. Diversas questões com nível de ensino médio compunham a avaliação. Uma delas (07) mostrava uma fotografia de satélite do mapa munidial com as regiões mais ricas do planeta mais ilumindas. Depois se perguntava se aquelas áreas mais iluminadas representavam regiões mais ricas do planeta.

Seria subestimação ou reconhecimento que a educação anda mal das pernas, e com questões mais fáceis a vergonha seria menor?

De uma coisa fiquei certo. O Enade não avalia, nem de longe, os cursos universitários. Cuidado quando for escolher uma faculdade para estudar. Não se iluda com o bom desempenho no Enade, pois isso é só balela, como diriam meus conterrâneos!

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados