quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Metrô Cariri nos trilhos, Metrofor correndo atrás

O Governo do estado informou que o Metrô do Cariri deve entrar em funcionamento no próximo dia 24 de novembro. O sistema vai ligar as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, num trecho de 14 quilômetros e nove estações. O tempo do percurso será de 28 minutos. A demanda inicial do Metrô do Cariri está estimada em cinco mil passageiros por dia.

O Metrô vai ser operado por veículos leves sobre trilhos, com dois trens de quatro carros, movidos a diesel e equipados com ar-condicionado. O trecho atendido pelo serviço é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (Rffsa) até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela Transnordestina Logística.

...enquanto isso...

....a execução do Metrô de Fortaleza está ganhando mais ritmo para que as obras sejam entregues no prazo estabelecido, segundo informações do Palácio Iracema. O Metrô deve entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2011. A obra está com um avanço físico global de 54,62%. As obrs mais avançadas são as das estações subterrâneas, exceto José de Alencar (antiga Lagoinha) e Central Xico da Silva (novo nome da João Felipe). As duas estações são objeto de um novo contrato de execução da obra que está em fase final de licitação.

Outras frentes de serviço também avançam. Já foi concluída a fabricação de todas as paredes pré-moldadas do trecho subterrâneo e todos os contratos para o acabamento das estações foram feitos. As coberturas metálicas de todas as estações já foram contratadas e a construção do edifício sede foi iniciado há cerca de 15 dias.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados