quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Governo incentiva literatura cearense

O Governo do Estado vai investir R$3,5 milhões para aquisições, reedições e publicações de obras literárias inéditas de escritores cearenses. Os livros serão distribuídos para bibliotecas municipais das 184 cidades do Estado. O programa foi discutido nesta segunda-feira (26) pelo governador Cid Gomes, durante reunião que teve com o presidente do TCU e membro da Academia Fortalezense de Letras, Ubiratan Aguiar, com o secretário da Cultura, Auto Filho e com diversos escritores cearenses.

A iniciativa vai incentivar a literatura dando atenção maior aos autores cearenses. O programa vai recuperar parte da história literária do Ceará e lançar novos nomes que precisam de apoio para publicar e divulgar seus trabalhos. De acordo com Auto Filho, este é o mais importante programa governamental de apoio aos escritores cearenses. O secretário informou que os autores que tiverem seus livros adquiridos ou publicados, se comprometerão a participar de palestras, seminários e projetos de apoio à leitura em todos os municípios do Estado.

A seleção das obras que serão inseridas no programa será feita pelo Conselho Editorial de Autores Cearenses (Ceace), formado por Barros Pio, da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, do Instituto do Ceará, Mileide Flores, do Fórum Cearense da Literatura, Karine David, da Secult, e Pedro Castelo, da Casa Civil. O Conselho ainda contará com o ministro Ubiratan Aguiar como presidente de honra.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados