sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festival de viola homenageia Patativa

Cantar os temas mais variados, usando versos metrificados e rimados entre si para externar uma idéia, um sentimento, uma crítica, é o que se chama de repente. Partindo dessa modalidade literomusical genuinamente nordestina, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), através do seu Centro Cultural, vem prestigiar a viola, abrindo suas portas para apresentar os talentosos repentistas nordestinos nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Gratuita ao público, a última etapa do II Festival Banco do Nordeste da Viola acontecerá no Centro Cultural Banco do BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), nesta sexta-feira, 2 de outubro, às 19 horas.

Em Fortaleza, apresentam-se grandes nomes do repente, como o pernambucano Ivanildo Vilanova, o paraibano Raimundo Caetano, o cearense Louro Branco e o potiguar Zé Cardoso, entre outros. As etapas anteriores do Festival foram realizadas nas cidades de: Sousa/PB (04/09), Juazeiro do Norte/CE (11/09) e Caruaru/PE (19/09).

O II FESTIVAL BANCO DO NORDESTE DA VIOLA fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento do Poeta Patativa do Assaré, que dará nome ao troféu. Cada etapa contará com a participação de quatro duplas de repentistas. As duplas improvisarão os desafios, tendo como referência os motes que serão elaborados por curadoria da produção do evento.

As duplas terão um tempo estipulado pela organização do festival de quinze minutos por apresentação. As duplas participantes serão previamente convidadas para a competição e receberão seus troféus de participação “100 anos de Patativa”.

Durante o festival, haverá uma exposição de livros, folhetos, cordeis, CDs, entre outros produtos culturais relacionados com a poesia popular. O II Festival banco do Nordeste da ViolA está sendo gravado ao vivo em cada cidade onde o evento se realiza.
Fonte: BNB

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados