quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Professor da UFC integra equipe internacional vencedora do prêmio Somiya Award 2009

O Professor Antônio Gomes Souza Filho, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, integra a equipe de pesquisadores internacionais que receberá o prêmio “Somiya Award 2009”, da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). O “Somyia Award 2009” foi conferido à equipe pela contribuição no avanço do conhecimento em nanoestruturas de carbono (nanotubos de carbono e grafeno). A solenidade de premiação ocorrerá no evento international “Conference on Advanced Materials” (ICAM 2009), que acontecerá no Rio de Janeiro, no período de 20 a 25 de setembro. Integram também a equipe vencedora os professores Mildred S. Dresselhaus (Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT/Estados Unidos), Ado Jorio (UFMG), Mauricio Terrones (México), Riichiro Saito (Japão), Morinobu Endo (Ja-pão) e Marcos A. Pimenta (UFMG).

Dentro dessa colaboração, o Prof. Antonio Gomes Souza Filho publicou mais de 50 trabalhos em periódicos internacionais na área de Física, Materiais e Nanociências, entre eles, “Physics Reports”, “Accounts of Chemical Reasearch”, “Nano Letters”, “Physical Review Letters” e “Physical Review B”. O pesquisador é bolsista de produti-vidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e já publicou 121 trabalhos na área da Física de Materiais, que, até setembro de 2009, haviam sido citados 3.250 vezes.

Antonio Gomes trabalha com nanomateriais de carbono desde a tese de Doutorado, defendida em 2001 no Departamento de Física da UFC. Atualmente coordena projeto de pesquisa para jovens pesquisadores em nanociência e projetos de colaboração internacional com o México (CNPq-Conacyt) e França (Capes-Cofecub). É pesquisador da Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono, Rede Nacional de Nanobioestruturas e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanobi-oestruturas.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Todos os direitos reservados